data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebeu, na tarde desta quarta-feira o diploma de destaque em inovação e no trabalho colaborativo entre universidades públicas e governos locais do Observatório de Cooperação Cidade-Universidade (OCC-U). Além da UFSM, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Estadual de São Paulo e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também receberam a distinção que foi dada a 21 universidades da América do Sul.
Segundo semestre da UFSM deve iniciar em 4 de outubro
Segundo o coordenador da Secretaria de Apoio Internacional da UFSM, Érico Flores, a distinção faz parte do reconhecimento de uma série de atividades iniciadas já a alguns anos e faz parte da cooperação entre a Universidade e os governos locais
- São práticas que envolvem vários tipos de atividades desenvolvendo a extensão universitária, o aprimoramento da pesquisa, diversos modos de cooperação entre as universidades e o municípios de maneira a trazer um bem comum, trazer ações de melhoria de convivência social para os municípios. É muito importante para a UFSM e para nossa comunidade receber esse prêmio, pois é um grupo muito seleto de instituições brasileiras que está recebendo, o que mostra pujança e protagonismo da UFSM no cenário internacional - festeja o docente.
Fórum online vai discutir ensino de culturas indígenas e afro-brasileiras
O prêmio faz parte dos 25 anos da Mercocidades e dos 30 anos de fundação da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), grupo de universidades de ensino público da América do Sul, contando com 40 universidades atualmente, do qual a UFSM é uma das fundadoras. Mercocidades é uma rede de universidades de mais de 360 municípios de países do Mercosul, sejam eles membros ou associados, que visa favorecer a integração delas em escala regional e estimular o desenvolvimento e a cooperação entre elas.